quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Combinar alimentos para se ter mais benefícios


Estava eu "passeando" pelos sites de noticias e uma matéria me chamou atenção. Pensei que seria importante compartilhar com você aqui no SEMENTE. O que é bom deve ser passado a diante, não é mesmo?
E olha que interessante o que diz a matéria sobre os benefícios de se combinar alimentos. 

"Todo mundo sabe que a alimentação saudável traz diversos benefícios para o corpo. Mas alguns alimentos, quando combinados com outros, podem potencializar ainda mais esses efeitos e até ajudar no tratamento de doenças, como alergias, insônias e até alguns tipos de câncer.

A ingestão de combinações alimentares facilita a absorção de nutrientes e traz mais benefícios do que a ingestão de alimentos separados. As nutricionistas Lara Natacci e Andréia Naves dão dicas de quais alimentos se complementam e como eles agem juntos no organismo. 
Por exemplo, comer feijoada com laranja faz bem porque a vitamina C da fruta aumenta em 50% a absorção do ferro do feijão e da couve. Para desempenhar essa mesma função, pode ser um suco de fruta cítrica, também rico em vitamina C, ou alguma fruta como morango, kiwi ou limão.
Essa combinação pode fazer bem para pessoas que têm anemia, segundo a nutricionista Andréia Naves.
Outra combinação que pode fazer bem é o molho de tomate aquecido com azeite. Essa mistura ajuda a diminuir o colesterol porque o licopeno do molho de tomate é mais bem absorvido e aproveitado pelo organismo quando aquecido e ingerido junto com uma fonte de gordura monoinsaturada, como o azeite.

Para melhorar a função intestinal, as nutricionistas recomendam o mamão papaya com chia, linhaça ou aveia.
O mamão possui papaína, que ajuda na digestão, e é mais bem digerido com os outros alimentos que contém fibras, substâncias que melhoram a absorção dos nutrientes e o funcionamento do intestino.
Além disso, as fibras ajudam a aumentar a sensação de saciedade e, quando combinadas com antioxidantes como a vitamina C, têm maior eficiência. Uma combinação que traz esses benefícios e ainda ajuda a emagrecer é o abacate com limão (rico em vitamina C) e aveia (fibras).
O limão também aumenta a absorção de catequinas, antioxidantes que protegem as células e aumentam a imunidade. O peixe branco possui essas substâncias e, quando consumido com limão, diminui o risco de câncer e derrames.
Veja abaixo mais combinações e receitas que fazem bem à saúde:
Para prevenir a osteoporose: semente de melão triturada com sucos, sopas ou feijão com arroz. O cálcio da semente de melão pode enriquecer essas preparações, ajudando também no crescimento de crianças.
Para reduzir o consumo de sal: sal de cozinha com ervas secas, como manjericão, alecrim, sálvia, tomilho ou orégano. A adição desses elementos reduz o sal na dieta e ainda melhora o sabor dos alimentos.
Para aumentar a saciedade: arroz integral, fonte de fibra, com cúrcuma ou açafrão, que têm poder antiinflamatório. Essa mistura ajuda na saciedade e tem alto poder antioxidante. O açafrão deve ser adicionado ao arroz no final da preparação.
Para melhorar o humor: banana com canela, aveia e castanhas picadas.
Para melhorar o desempenho cognitivo: suco de frutas vermelhas com gérmen de trigo. As frutas vermelhas possuem antocianinas e o gérmen de trigo possui colina, que ajudam o desempenho. O ácido elágico, presente na framboesa e na casca da uva, eleva a absorção do ômega-3 e favorece a ação da quercetina, antioxidante.
Para aumentar a imunidade: suco com 4 cenouras grandes, sem pontas e cortadas em pedaços grossos; mais 2 limões descascados e sem sementes, cortados em quatro; mais 1 colher de sopa de óleo de linhaça; mais 1 copo de suco de uva integral.

Interessante!!

Então vamos lá combinar alimentos e ficar mais saudável.

Beijãoooooo
A matéria completa você pode ver:

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Apaixonada por nectarina


Gente eu sou apaixonada por fruta. Uva, melância, abacaxi, manga, e por ai vai. Eu costumo dizer que viveria só de fruta. Claro que não é bem assim, eu sei que precisamos de outras fontes para termos boa saúde. Mas que fruta faz parte da minha alimentação isso faz. E tem uma fruta que hoje quero destacar para você. É a NECTARINA. Adorooo!!

Como o objetivo é saber o que estamos comendo. Então vamos saber mais sobre esta delicia. 
Bem a nectarina é uma espécie de pêssego, lisa (sem pêlos), de caroço livre. A nectarina é uma fruta desenvolvida em laboratório, trata-se da combinação de material genético (enxerto) do pêssego e da ameixa

Nectarina é mais saúde

É uma fruta que traz muitos efeitos benéficos para a saúde, principalmente devido ao seu alto teor de antioxidantes que são compostos que protegem as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres. 
Além disso, a nectarina contém vitamina A, vitamina B3, vitamina C e potássio. A vitamina A é essencial para conservar a saúde da pele, proteger a vista e auxiliar no crescimento. 

A vitamina B3 desempenha um papel importante no processo de formação do DNA. A vitamina C contribui para saúde dos ossos, cartilagens, dentes, gengivas e protege o organismo contra infecções. O potássio é um elemento químico essencial para o homem.

Fonte de fibras alimentares, as nectarinas previnem a constipação e reduzem o risco de se adquirir cancro de cólon. 

Prisão de ventre

Esta fruta suculenta tem alto teor de betacaroteno, um antioxidante que o organismo converte em vitamina A. Contém ainda viamina E. Para melhorar ainda mais, a polpa é rica em antioxidantes que ajudam a proteger contra o câncer e outras doenças ao reduzir os danos celulares que ocorrem quando o corpo queima carboidratos, gorduras ou proteínas. A pectina, uma fibra solúvel, presente em sua composição ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue. Já a casca contém fibras insolúveis, que previnem a prisão de ventre.
Nem dá para acreditar que uma fruta tão deliciosa e pequena tem tantos beneficios, não é mesmo?
Bom saber.
Vamos aproveitar a dica do SEMENTE e comer mais frutas no nosso dia a dia. 
Bom estar de volta.
Beijão para você

Fontes: 
Livro O poder dos alimentos e das vitaminas – Especial Seleções

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nectarina_(fruta)
http://www.todafruta.com.br/todafruta/mostra_conteudo.asp?conteudo=11842