sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Pêssego, ameixa e nectarina ajudam contra diabetes e doenças cardíacas

Sou apaaaaixonada por frutas. Nectarina está entre as que eu mais gosto. Pêssego e ameixa não dispenso jamais. Os profissionais da saúde sempre recomendam frutas, verduras e legumes para fazer parte de uma alimentação saudável. Então aprender mais sobre elas nunca é demais. Olha só o que os estudiosos descobriram sobre estas frutas em especial. A matéria é de 2012, mas vale a pena ler.

Compostos bioativos das frutas combatem chamada 'síndrome metabólica'.




Substâncias atuam em células dos tecidos conjuntivo, vascular e gorduroso.Frutas com caroço como pêssego, ameixa e nectarina contêm compostos bioativos capazes de combater a chamada "síndrome metabólica", doença que altera as taxas de glicose, triglicérides, colesterol, pressão e peso, conclui um estudo feito na Universidade Texas A&M, nos EUA.


Segundo o cientista de alimentos Luis Cisneros-Zevallos, do centro de pesquisas AgriLife da universidade, essas frutas apresentam compostos fenólicos, antioxidantes que agem contra inflamações, diabetes tipo 2 – relacionada à obesidade – e doenças cardiovasculares.
As principais substâncias encontradas são antocianinas, ácido clorogênico, derivados de quercetina e catequinas. Elas atuam em células dos tecidos conjuntivo, vascular e gorduroso, controlando diferentes expressões de genes e proteinas.Cisneros-Zevallos acredita que essa é a primeira vez que compostos bioativos de frutos mostram potencial para trabalhar em diferentes frentes contra uma doença.O pesquisador ressalta que, de acordo com as estatísticas, 30% da população americana está obesa ou com sobrepeso, e os casos aumentam a cada ano em números alarmantes.Apesar de os hábitos de vida e a predisposição genética terem uma grande responsabilidade sobre a obesidade, a síndrome metabólica também pode causar o excesso de peso.A equipe pretende continuar a estudar o papel de cada tipo de composto sobre os mecanismos moleculares e confirmar o trabalho em ratos.

Você pode consultar a fonte abaixo.

Estas informações devem ser compartilhadas.

Um beijinho e volte sempre ao SEMENTE

:-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário